sábado, 27 de março de 2010

LIXO RECICLÁVEL- NOVOS PONTOS DE COLETA NA CIDADE

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa inicia na próxima semana o programa Ponto de Entrega Voluntária (PEV), em parceira com o grupo Tozetto, a Cervejaria Femsa, a Tetra Pak, supermercado Jasinski e supermercado Arco-Íris. A iniciativa visa despertar a consciência do consumidor na separação do lixo voluntário. O programa será lançado na terça-feira (30), às 8h30, no Tozzeto Uvaranas.
Segundo Paulo Barros, diretor do Departamento do Meio Ambiente, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, o PEV é uma ampliação do programa de coleta seletiva do municipio. Os PEV serão instalados em seis pontos no municipio: nas quatro unidades do Supermercado Tozetto (Jardim Cavalo, Jardim América, Uvaranas e Oficinas), no Supermercado Jasinski (Palmeirinha) e no Supermercado Arco-Íris (Uvaranas). Cada ponto de coleta terá capacidade para três metros cúbicos de resíduo.
Nestes pontos, a população poderá depositar voluntariamente o material reciclável, de preferência limpo, em sacos plásticos. Dos pontos, os resíduos serão encaminhados às quatro Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Ponta Grossa. Barros alerta para os resíduos que não podem ser destinados á coleta seletiva, como lâmpadas, baterias, pilhas, produtos eletrônicos e frascos de aerosol. Os vidros podem ser encaminhados, mas devem ser bem embalado para não quebrarem.
Esses primeiros pontos são experiências pilotos. Segundo Barros, o PEV é uma união de esforços para viabilizar uma forma alternativa para as pessoas que não têm acesso ao programa de coleta seletiva da cidade. “Esse projeto é importante, pois uniu indústria, comércio, poder público e a população para o mesmo foco. A nossa intenção é aumentar o número de postos no municipio, mas é preciso que aja a adesão de todos”, diz Barros. Além dar o destino correto a esses resíduos sólidos, o projeto também vai beneficiar os catadores de material reciclável, possibilitando aumento na renda mensal dos associados.
Barros lembra ainda que mais supermercados ou estabelecimentos comerciais podem participar do projeto. Para saber mais a respeito do PEV, como participar ou esclarecimentos de dúvidas, basta ligar para os telefones 3901-1688 ou 3220-1229.

Nenhum comentário:

ARQUIVOS