terça-feira, 30 de março de 2010

PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA DE RECICLÁVEIS ESTÃO EM SEIS PONTOS DA CIDADE

Os Pontos de entrega Voluntária (PEV) estão presentes nas quatro unidades do Supermercado Tozetto (Jardim Cavalo, Jardim América, Uvaranas e Oficinas), no Supermercado Jasinski (Palmeirinha) e no Supermercado Arco-Íris (Uvaranas). Cada ponto de coleta terá capacidade para três metros cúbicos de resíduo. A representante do Supermercado Tozetto, Carolina Tozetto, aconselha: “quando vierem ao mercado para realizar as compras tragam o seu lixo devidamente separado em casa”.
Segundo o diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Paulo Barros, para que o programa siga em frente e se amplie é necessário a participação da população, ajudando na reciclagem e levando para os pontos o material recolhido em casa. É importante, ressalta ele, que o material que será entregue voluntariamente seja limpo antes de ir ao PEV, para evitar mau-cheiro e proliferação de vetores. Poderão ser levados aos pontos vidros, plásticos, papéis e metais não contaminados com resíduos orgânicos. Cada ponto é formado por três compartimentos e um deles é especial para o depósito de vidros. Vale lembrar que os vidros devem ser bem embalados para não quebrarem.
Barros alerta para os resíduos que não podem ser destinados á coleta seletiva, como lâmpadas, baterias, pilhas, produtos eletrônicos e frascos de aerosol. “Esses pontos são opções para o cidadão entregar o material que pode ser reciclado. A gente espera que toda a população perceba a importância da reciclagem para a retirada desse material nocivo à natureza”, diz.
Segundo ele, ao entregar voluntariamente os resíduos que podem ser reciclados, as pessoas estarão adequando de maneira ambientalmente correta seu lixo. Isso reduzirá o impacto do acúmulo do lixo no aterro sanitário de Ponta Grossa e ajudará na geração de emprego e renda para dezenas de famílias que dependem da coleta seletiva para a sobrevivência.
A Tetra Pak disponibilizou na internet informações sobre os locais onde estão instalados os PEVs e também a localização de cada Associação de Catadores de Materiais Recicláveis. O site http://www.rotadareciclagem.com.br/ mostra de forma didática como as pessoas podem participar do processo de separação e entrega dos materiais para a reciclagem.

Nenhum comentário:

ARQUIVOS